O Estilo de Vida Universitário.
Posted: 30 de julho de 2010 by Bruno G. Klein in Marcadores: Artigos"Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em conseqüência, se comportam e fazem escolhas. O que define os elementos que compõem o conjunto simbólico a que se chama de estilo de vida é, basicamente, sua distância (dos elementos) em relação às necessidades básicas dos indivíduos ou grupos"
A citação de Pierre Bourdieu em "Gostos de classe e estilos de vida" define muito bem o que é estilo de vida. Cada pessoa possui um diferente, é arbitrário para cada um o jeito que vai se vestir, qual a música vai curtir, qual comida vai comer e se vai malhar a noite ou ir para o bar da esquina tomar umas cervejas com os amigos.
E qual seria o estilo de vida de um universitário? Bom, esse estilo NÃO existe, universidade é o lugar onde mais existe a distinção de estilos. Tem aquele certo guri que escuta música celta e usa uma barba parecida com a de Judas, outro gosta de heavy metal, odeia pagode e só bebe cerveja preta. Encontrar os que se vestem com jeans e camisa é fácil, mas também tem os que usam calça em pleno verão e calção no mais frio dos invernos.
A partir de um estilo de vida, todos nos identificamos com certo grupo de pessoas, então se formam os "grupos de amizade", ou seu melhor amigo é muito diferente de você? Isso não tem problema algum, é natural e super normal.
Intrigante é saber, porque tantos enxergam problema no estilo de vida alheio? Qual o problema do cara usar cabelo rastafári? Que diferença vai fazer na sua vida, se o cara não gosta do seu sertanejo? Estilo é que nem opinião, cada um tem o seu, não ache problema no jovem do lado por que ele não usa jeans e camisa como você.
Universidade é uma experiência de vida, muito tesão por sinal, não vire um cara preconceituoso por passar por ela. Veja a sociedade em si, estou cansado de ver pessoas que encontram problemas no que os outros vestem, escutam, comem. Tem aqueles que acham problema até nos sentimentos alheios.
Procure conhecer as pessoas que você acha, "estranho", ou, "esquisito", antes de criticá-los. Talvez até encontre muitos gostos em comum com aquele guri com barba de Judas.
muito bom