Não limite-se!

Posted: 10 de agosto de 2010 by Jacson L. Peres in Marcadores:
2

Muito se ouve sobre interdisciplinaridade e o avanço da educação no Brasil. Na faculdade estamos aprendendo o que acreditamos ser nossa futura profissão, tudo então parece estar relacionado, a matemática e a física são aplicadas na engenheraia; a biologia e a química na medicina; o lado criativo é desenvolvido para desenhar belas casas na arquitetura, e por ai vai. Todas as cadeiras se integram a fim de forma um profissional qualificado e preparado, mas a principal interdisciplinaridade não se refere a isso. Trata-se de tirar a "viseira" de nossas cabeças, não agirmos como cavalos, com uma visão limitada.

Devemos evoluir, e para de sermos alienados, especialmente nessa época de nossas vidas que estamos especialmente se dedicando ao estudo ou não. Nós temos que se dedicar a profissão que escolhemos, mas não devemos nos limitar a ela. É preciso ter um olhar mais abrangente, ler sobre diferentes assuntos e aprender coisas novas. Até mesmo tomando a sua sagrada cerveja com os amigos pode-se aprender muito, sobre diversos temas.

Em muitos casos a universidade acaba ocupando todo o tempo do acadêmico. Especialmente se o curso for integral e o aluno realmente dedicado, ou então, se tiver que trabalhar e estudar. Porém sempre é possível arrumar um pouco de tempo, ir pro bar conversar com os amigos, ler um bom livro. Enfim, não ficar bitolado as aulas. É principalmente durante essa fase que teremos oportunidade de termos experiências que só sendo um universitário pra saber. Devemos aproveitar ao máximo em ambos os sentidos: profissional e pessoal. Tornar-se um homem ou mulher de "mais valor" não se aprende em salas de aula.

-Siga o PdF no twitter, @papodefaculdade

2 comentários:

  1. Unknown says:

    Isso ai JAK...
    Ficou bacana o BLOG. Gostei mesmo.
    Me avise quando abrir um "concurso" para novos membros "escritores" para p PDF...

  1. Dai Riva says:

    Gostei. Pena que tem pessoas que tem mais vida social do que acadêmica...UIAEUIEAHIUEAHIUEAHAEIUHEAIUAEHEUIEAHAEUIAEHU

Links interessantes de outros blogs