O Prazer do ócio.

Posted: 2 de agosto de 2010 by Bruno G. Klein in Marcadores:
3

Ócio é definido pelo dicionário como: o não fazer nada; tempo de que se pode dispor; descanso, repouso; vagar. No popular "vadiagem". Nós, universitários, somos normalmente confundidos com essas pessoas que praticam o ócio em demasia, mas isso é pura hipocrisia. Somos jovens e gostamos de sair mais que os antigos, todo dia estamos envolvidos com algo, vamos a um bar, jogamos uma sinuca, saimos com a namorada e também sempre reservamos um tempo para o estudo.

E dai se vamos ao bar mais que a maioria? Se saímos mais finais de semana? Deve ser porque temos mais disposição e não porque somos "vadios". Não é um tempo descansando, vagando, é um tempo curtindo os amigos, conversando, e porque não, ganhando conhecimento, ou você nunca aprendeu nada em uma mesa de bar?

Então, se somos mais ativos, saímos mais e concerteza dormimos menos, porque somos nós considerados os "preguiçosos" pela sociedade? Sim, acreditem, o nosso trabalho durante cinco longos anos, ou mais, é ESTUDAR. Acho curioso isso, pois quando vou responder a um questionário em algum local e eles perguntam: Profissão? Estudante! Além de estudante? Nada. Mas porque precisa de um além? Ficar o dia inteiro adquirindo conhecimento, perder várias noites de sono para estudar não é o bastante?

Os universitários eram pra ser vistos como o futuro do país, a esperança de progresso, uma nova geração em formação, mas não, somos olhados de mau jeito e vistos como retrocesso, bêbados, vagabundos e irresponsáveis.


Para mim, estudar é sim uma profissão, eu pelo menos to recebendo pra isso. Estou estudando para adquirir conhecimento o suficiente, para um dia, poder fazer o que uma pessoa demora cinco dias, em um. Depois de um tempo compensarei o que para muitos foi "vadiagem".

Convenhamos, todo mundo tem um tempo de descanso, aquela hora vendo a novela, o tempo assistindo um filme, curtindo um livro, todos, sem exceção. Isso é bom, descansar é prazeroso e saudável, tenho pena daqueles que só pensam em trabalho.

3 comentários:

  1. Anônimo says:

    nada ver nos universitarios ralamos muito ou ta achando q é facil as provas eu faço biologia e sei o qnto é dificil

  1. Bertrand Russel fala exatamente sobre isso no seu livro Elogio ao ócio, o ócio criativo e a sua importância. Amei o post, até mesmo porque eu tbm faço parte dos universitários que vão pro bar depois da aula e saio pra dançar nos fins de semana...e vou muito bem, obrigada, na facul.

    ate mais

  1. Henrique says:

    Concordo em partes, primeiro que nós(sim sou Universitario), ja estamos estudando para realmente nao ter que pegar no batente pesado e não para render mais que alguem como foi dito acima. Primeiro que a faculdade não tem intenção de te a sair sabendo fazer tudo, faculdade tem intenção te ensinar aonde procurar para se resolver tudo da sua area. E outra não pretendo sair da faculdade pra trabalhar muito mais do que outros e sim mandar os outros resolver as coisas por mim administrar as coisas. Se você quer colocar mão na massa chame tecnicos pra isso! Mesmo assim continua sendo bom post, boa noite e até mais.

Links interessantes de outros blogs