Políticos e suas funções.

Posted: 29 de agosto de 2010 by Bruno G. Klein in Marcadores: ,
1

A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis, polis significa cidade, entendida como comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não realizar).

Assim que o Gregos definem a política, eles que são os formadores da maioria das "ciências". Como estamos em época de eleição, queria comentar um pouco sobre o tema que muitas vezes não é bem abrangido. Seguido vemos pessoas vendendo o voto por urinarias, ou votando em amigos de parentes, amigo do amigo, ex colega de universidade, algo do gênero, votos sem argumento. Votar não porque aquele candidato propõe isso ou aquilo e sim porque ele me cumprimentou na rua ou pegou meu filho no colo.

Não vamos ficar aqui detonando o voto vendido ou o voto inconsciente, disso todos estamos fartos de comentar. Vamos falar sobre as funções dos cargos da política brasileira, ou você meu caro universitário, sabe o que um Senador faz? Qual o papel principal de um Deputado Federal? Estadual? Se SIM você é uma exceção, a maioria dos universitários e do povão em geral não conhece a funcionalidade dos cargos. Sendo assim, vou tentar fazer uma breve explicação bem humorada sobre cada cargo da próxima disputa eleitoral.

Senador: É o magrão que discute e aprova leis. Devem aprovar - ou não - os presidentes de empresas públicas que o Presidente escolher. Possuem a função de fiscalizar o presidente e incrivelmente a função de zelar pelos direitos constitucionais do povo. Autoriza linhas de crédito e operações financeiras externas.

Deputa Federal: Um "bago roxo" em Brasília. Marmota, sua função principal é semelhante a dos senadores, legislar e zelas pelas leis e dogmas constitucionais nacionais, podendo propor, revogar, emenda a constituição federal. Uma das diferenças entre Senador e Deputado Federal é que o Senador representa os Estados da Federação, já o Deputado Federal representa diretamente ao povo, baita diferença já que o Estado deve respostas ao povo também. Várias pessoas e até candidatos a senadores já comentam a proposta de uma reforma onde ou o Senado ou a Câmara dos Deputados Federais entraria em extinção, eu concordo em número e grau, mas sei que isso não vai acontecer tão cedo.

Deputado Estadual: É uma escala a menos que o Deputado Federal no quesito "bago roxo". Tem as funções do Federal, mas somente na esfera Estadual, ou seja, zela, legisla, propõe, revoga, altera leis estaduais. Fiscaliza as contas do governo estadual podendo criar comissões parlamentares de inquérito - famosa CPI - para investigar suspeitas de fraudes e corrupção no estado, o Deputado Federal também possui este poder na esfera Federal.

Presidente: É o "ser supremo" da nação. Manda no poder executivo e possui a função de zelar pelos direitos da soberania nacional. É o "tio" que vai aparecer nas fotos com os outros "seres supremos" do mundo, ou seja, tem a função de manter relações internacionais. Pode declarar guerra contra outra nação - mediante aprovação do Senado e Câmara dos Deputados Federais. Se quiser ainda, pode brincar com as forças armadas - tem o poder supremo sobre elas caso queira.

Governador: Como o Deputado Estadual está a uma escala abaixo do Federal no quesito "bago roxo", o Governador está a uma escala abaixo do Presidente no quesito "ser supremo". Manda no poder executivo do seu Estado, mas pode sofrer intervenção do Presidente. Têm a função de administrar o Estado e representá-lo em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo direitos junto a Presidência e clamando por recursos federais para obras e tudo mais.

O Senador é o único entre eles que tem mandato de oito anos, o restante possui mandato de quatro anos. Senador, Deputados Estaduais e Federais podem se reeleger infinitamente, já Governador e Presidente podem somente uma vez.

São essas as funções principais que esse bando de ladrão gente boa tem que fazer. Os universitários devem fazer jus ao rótulo de classe mais cuzida intelectual e votar consciente, votar em quem acredita fazer a diferença.

Até o fim das eleições pretendo vir aqui pra tocar nesse assunto ainda - ou não. Elogios, correções e críticas são bem vindas. Abraço

1 comentários:

  1. Anônimo says:

    Tanto no Brasil como em outras grandes nações os presidentes que se elegem são justamente os que recebem maior subsídio, dos bancos por ai à fora, para suas campanhas. "Propaganda é a arma do negócio".
    Votem @Alan_Jack para mudar esse país, ou não.

Links interessantes de outros blogs