Universitário e sua música!

Posted: 22 de agosto de 2010 by Marcos V. Pagoto in Marcadores:
3

Na onda do post anterior, do meu parceiro de blog, Bruno B. Klein, vamos analisar o estilo de nós seres abomináveis universitários. Além das bebidas, o que mais está sempre presente na vida de um universitário e que determina seu estilo? Música!

A música, pode ter certeza, influencia no estilo de uma pessoa, desde a roupa que ela usa, até o relacionamento com outras pessoas do seu meio.

Sem mais delongas, vamos ao que não interessa:

Rock - Pessoas inteligentes - ou não. As que curtem um rock mais clássico, tradicional, são normalmente pessoas calmas que se "libertam" sob o efeito de um bom rock e umas doses de vodka. Rodeados de amigos, tem um estilo casual urbano. Seu "esporte" preferido casualmente é o poker. O pessoal do rock pesado já é mais ativo no dia-a-dia, também são adeptos dos destilados, mas demonstram mais seu seu estilo nas roupas que usam.

Heavy Metal - Normalmente os cara que curtem o metal restringem suas amizades à sua "tribo". Não é regra, mas na maioria dos casos a roupa preta e os cabelos compridos são características marcantes desses indivíduos. Encontram na música uma forma de aliviar os problemas. Não são adeptos a esportes. Abominam o sertanejo.

Sertanejo - Uma galera animada e extrovertida. Com a explosão do sertanejo universitário, ganharam grande espaço nas universidades. Adoram festas e passam grande parte de seu tempo livre tomando cerveja com os amigos em algum bar. Curtem ouvir as músicas e cantar junto com elas. Gostam de camionetes e futebol, sendo que o segundo é assunto diário nos seus círculos de amizade.

Samba/Pagode - O bom malandro de bem com a vida e seu boné virado para traz, não dispensa um "vuco-vuco", sempre acompanhado de um cavaquinho e de um pandeiro. Normalmente são pessoas simpáticas que logo conquistam a amizade da galera com quem convivem.

MPB - Seguidores espalhados em todas as regiões do país. Raro no meio universitário, tem como principais adoradores pessoas maduras e bem realizadas que curtem beber um bom vinho em frente a lareira. Dificilmente você verá um cara ouvindo MPB com o volume no máximo. Pessoas discretas e comportadas, pelo menos quando não estão sob o efeito do álcool.

Eclético - Existem também as pessoas que escutam de tudo. Não quero gerar polêmica, mas estes caras deixam na dúvida se o "gostar de tudo" é por falta de personalidade de assumir o seu estilo ou, por outro lado, por personalidade forte de não se deixar levar por modismos e ter um estilo próprio, diferente, único. Não que o rock, por exemplo, seja um modismo, quem sou eu para falar de qualquer um dos grandes gêneros citados acima, porém as bandas que surgem a cada dia acabam causando variações nos estilos e ditando moda, como é o caso da variação do sertanejo de raiz para o recente sertanejo universitário, que aumentou muito sua admiração pelo mundo jovem. Existe também a grande diferença que há entre o bom e velho rock e as bandas com nome de botão de vídeo-game que surgem com suas calças coloridas e algo que eu chamaria de pseudo-rock. Por favor, entendam isso como uma opinião própria e não como uma crítica sem embasamento.

É isso aí galera, por hoje é só. Deixe seu recado, a sua opinião é muito importante para nós.
E não deixe de seguir o PdF no twitter, @papodefaculdade

3 comentários:

  1. Mariane says:

    Faltou o pessoal que curte uma música pop, rsrs, mas esta legal o post! e quanto eclético, nao acho que seja falta de personalidade ou personalidade forte, só acho que para muita gente música não é estilo de vida e simplesmente ouve o que lhe agrada. Beijos

  1. Anônimo says:

    fera o post...

  1. Luiz Fernando says:

    Holy Roller Novocaine...
    :)

Links interessantes de outros blogs